Quando acendemos vela para o nosso Anjo da Guarda ou ao Divino (Deus, Hierarquias Divinas, Seres Celestiais, Arcanjos, entre outras Forças Espirituais), com um pedido ou pergunta, conseguimos obter e interpretar a resposta, através da leitura da chama e da cera da vela. Esta forma de Oráculo é chamada de Ceromancia.
Para isso é necessário observarmos a vela em cada detalhe, para fazer uma interpretação correta, procurando um local calmo e silencioso e acendemos uma vela branca.
Assim a vela representa o ser humano: corpo (vela), consciência (pavio) e espírito (chama).
Devemos estar relaxados e de olhos fechados, mentalizar o pedido e intenção quando acendermos a vela.
Após alguns minutos, abrimos os olhos e vamos analisar a chama e a queima da vela, para sabermos que orientação terá, com relação ao pedido que fizemos.
A interpretação será de acordo com o aspeto da chama e outras características da vela.
Assim:
- Chama azulada:é um sinal positivo de força espiritual e avisa para manter a fé e ter paciência, pois os objetivos serão alcançados.
- Chama amarelada: momentos de alegria e felicidade à vista.
- Se a chama soltar pequenas fagulhas (faíscas de chama) no ar: é sinal de tensões, desapontamento ou dificuldades.
- Chama em espiral: alerta para não expor sonhos e planos antes de se concretizarem, para não haver interferência e influência alheia.
- Chama que treme: ocorrerão mudanças e transformações, para melhor.
- Chama da vela não acende: ambiente carregado é necessário melhorar a energia da pessoa e do ambiente.
- Ponta de pavio brilhante(Bola incandescente na ponta do pavio): sinal benéfico de bons acontecimentos e realizações bem-sucedidas.
- Chama queima a vela por inteiro: aviso que pedido e intenção foram enviados ao plano espiritual, com sucesso.
- Quando a chama da vela, ao queimar, forma uma escada ao lado: é necessário saber esperar, pois para alcançar a intenção, levará um tempo para sua cristalização.
- Se a vela não queima toda a parafina: é sinal que existe interferência de forças negativas, aconselhável reacender a vela e insistir na intenção com fé.
- Chama Vermelha: período favorável para pedido ser realizado e a intenção ser concretizada.
- Chama Brilhante: sinal de que a oração ou pedido será, brevemente, atendido.
- Chama fraca: indica que a fé precisa ser mais forte, a intenção mais firme e o pedido reforçado.
- Chama baixa: haverá demora para o pedido ser realizado.
- Vela que entorta: necessidade de mais equilíbrio para não vir a enfrentar dificuldades.
- Vela que demora para acender ou não acende: muita negatividade, dificultando a comunicação com o mundo superior e a conexão com o Anjo da Guarda e o Divino.
- Chama que levanta e abaixa: dispersão, a pessoa não tem foco e não se concentra em sua intenção por estar com a mente confusa.
- Pavio que se parte em dois: pedido feito, de forma indecisa e incerta.
- A vela “chora”(a chama derrete a parafina, que fica em estado líquido ao redor do pavio): Dificuldade de realização do pedido.
- A chama não queima todo o pavio e sobra parafina: necessidade de se voltar mais à espiritualidade e a se concentrar na oração.
- A chama do pavio apaga: antes de derreter toda a vela: além de orar e se voltar para o superior, a pessoa precisa também fazer a sua parte para que sua intenção se realize.